Porquê o Óleo de Neem é um dos Defensivos Naturais mais Usados na Produção Orgânica

Thiago Campos
Orgânicos
COMENTÁRIOS
óleo de neem

(Artigo escrito por Thiago Campos)

Entende o que é o Oleo de Neem, para que serve e como utilizá-lo na produção orgânica caseira ou rural.

O oleo de neem, ou oleo de nim como é popularmente (e erroneamente) conhecido, é um óleo vegetal feito através da extração dos óleos essenciais das sementes e dos frutos do neem.

Seu uso foi descoberto na Índia, onde é utilizado até os dias atuais na fabricação desde cosméticos até de remédios.

Remédio Natural

Como remédio, o óleo de neem é frequentemente receitado para os adeptos da medicina alternativa, pois possui compostos que auxiliam no tratamento e na cura de diversos tipos de doenças.

Entre essas doenças podemos citar o tétano, sendo um produto de extrema importância em países de terceiro mundo como a Índia.

Uso na Produção Orgânica e Convencional

Embora existam diversas funções do neem, a mais popular atualmente é na produção orgânica ou convencional, sendo esses cultivos em grandes escalas ou até mesmo em hortas e vasos domésticos.

O óleo é um produto de fácil acesso, o que garante sua expansão constante no mercado mundial de insumos agrícolas.

Atente-se à Composição

O oleo de neem pode possuir pequenas divergências (tanto em cor como em concentração) de acordo com a forma na qual o mesmo for extraído. Alguns métodos deixam o produto demasiadamente exposto, perdendo assim algumas de suas propriedades, ou até mesmo integram outros ingredientes para compor o óleo. Dessa forma, é essencial ficar atento à composição antes de adquirir o produto.

óleo de neem ou óleo de nim

A Função do Oleo de Neem na Produção

O oleo de neem se tornou vantajoso para o produtor caseiro e rural por possuir diversas funções, agindo como bactericida, inseticida e também pode controlar os nematoides, quando aplicado em forma de torta de neem, associado com torta de mamona.

Podendo ser conciliado às práticas de controle biológico de pragas, uma vez que não afeta mamíferos e nem o meio ambiente.

Custo Benefício Elevado

Além disso, o óleo de neem é uma opção barata e muito viável, tanto para o produtor rural quanto para o produtor caseiro.

Em ambas as situações o produto consegue suprir a necessidade de um composto químico, deixando o alimento mais saudável e livre de quaisquer toxinas presentes nos insumos agrícolas sintéticos.

Utilizado Pelo Produtor Convencional

Para o produtor convencional, é uma forma de começar a mudança para uma produção mais orgânica, já para o produtor orgânico o óleo de neem é uma das alternativas de manter o cultivo saudável e livre de possíveis ataques.

oleo de neem como usa

Óleo Neem e a Lagarta do Cartucho

Um dos casos mais frequentes em que o óleo de neem é utilizado na agricultura brasileira é no combate à lagarta do cartucho, considerada atualmente uma das maiores pragas do milho.

Essa lagarta tende a destruir plantações inteiras apenas depositando suas larvas, uma vez que estas consomem toda a estrutura da planta do milho.

Aplique o Óleo de Neem no Milho Orgânico

Uma alternativa para o combate dessa praga foi a aplicação do óleo de neem no milharal, dessa maneira, aos poucos a quantidade de lagartas foi sendo reduzida, até não oferecer risco algum à saúde da plantação de milho.

Caso houvesse uma conciliação entre o uso do óleo de neem e outras formas de controle de pragas, certamente o resultado seria mais rápido e muito mais eficiente, afinal, uma das principais vantagens do óleo de neem está no fato de atingir apenas os seres que trazem malefícios à produção.

óleo de neem para combater a lagarta do cartucho

Como o Óleo de Neem Funciona?

Uma das principais dúvidas dos produtores orgânicos (e também dos produtores convencionais) diz respeito à forma como o óleo de neem age em cada situação.O produto, por ter diversas funções, acaba por agir de maneira distinta ao combater cada tipo específico de praga.

Atrapalha o Crescimento da Praga

O óleo de neem também pode ser utilizado para inibir o crescimento do exoesqueleto e atrapalhar o processo de reprodução, diminuindo dessa forma, a quantidade de pragas se desenvolvendo e se reproduzindo naquele espaço.

Evita Reprodução das Pragas

Além dessas funções, o óleo de neem pode ser utilizado como forma de impedir que as fêmeas depositem seus ovos, evitando o surgimento de larvas. Isso acontece graças à película formada pelo óleo de neem.

Função Essencial

Contudo, o óleo de neem se destaca por uma função essencial, uma vez que alguns produtores só percebem a presença de pragas e insetos quando os mesmos já estão instalados.

Inibe o Sistema Hormonal

O óleo de neem consegue inibir o sistema hormonal das larvas, impedindo que essas cresçam e se reproduzam, erradicando de vez as pragas da plantação.

óleo de neem preço

Cultivo Orgânico

O óleo de neem tem grande importância no cultivo orgânico, principalmente se observarmos a necessidade do produtor de buscar alternativas sustentáveis para o combate de pragas em sua plantação.

Sendo assim, o óleo de neem é um produto que deve ser apresentado para todo e qualquer tipo de produtor orgânico, para que possa ser associado às demais maneiras de combate de pragas e forneça uma plantação mais saudável e repleta de nutrientes.

Mão na Roda…

Para aqueles que escolheram não utilizar produtos químicos em sua plantação, a existência de um insumo orgânico como o óleo de neem é uma mão na roda, pois consegue oferecer diversas vantagens com um mesmo produto. Combatendo as pragas e até mesmo nutrindo o solo e as plantas.

Aplicando o Óleo de Neem

Para a aplicação do óleo é necessária muita atenção do produtor. Além do equipamento de segurança, é preciso estar atento à quantidade de óleo para determinada região.

Excesso é Prejudicial

Embora o oleo de neem seja um excelente produto, quando em excesso pode prejudicar a plantação, queimando toda a folhagem e causando danos severos para o produtor.

Periodicidade

Além disso, é importante aplicar o oleo de neem numa periodicidade mínima de duas semanas e optar sempre por períodos em que a luz do sol não incide diretamente na plantação.

As primeiras horas de sol e fim de tarde são os períodos ideais para esse tipo de aplicação, pois dessa forma as plantas poderão absorver todos os nutrientes do óleo sem que o mesmo fique diretamente exposto à luz solar.

onde comprar óleo de neem

Produzir ou Comprar o Óleo de Neem?

O oleo do neem é um produto completo e deve estar presente em qualquer tipo de cultivo, seja ele rural, caseiro, orgânico ou convencional. Por se tratar de um produto acessível, tem como vantagem a opção de ser produzido em qualquer lugar.

Sistema Autossustentável

A vantagem de produzir seu próprio óleo está na garantia da qualidade do produto final, além de elaborar um sistema autossustentável e ecologicamente correto de produção do oleo de neem e uso de seus frutos e sementes para a fabricação do óleo.

Compre o Óleo de Neem

Mas se você não tem interesse em produzir neem ou seu óleo, você pode comprá-lo com facilidade, até mesmo pela internet.

O custo do óleo é relativamente baixo quando comparado com todas as suas vantagens, portanto, se você optar por comprar o óleo do neem, certamente estará fazendo um bom negócio!

E você, está esperando o que para aplicar essas dicas ai na sua produção? Deixe seu comentário abaixo dizendo o que achou do conteúdo, tirando dúvidas, … (sua opinião é muito importante).

Vem ai… Semana da Horta Orgânica

Já imaginou como seria viver o sonho de consumir seu próprio alimento orgânico e fresco produzido em casa e de quebra ter mais qualidade de vida, aumentar sua conexão com a natureza, criar um hobby que inclua toda a família ou ter um espaço particular longe do estresse, da ansiedade, da agitação e da “loucura” do dia a dia?

Como já deve ser de seu conhecimento, para começar, é necessário dar o primeiro passo…

Reserve o dia 04 de dezembro de 2017 para participar da Semana da Horta Orgânica, um evento 100 % gratuito e online onde você vai aprender, por meio de uma série de vídeos, conceitos fundamentais para produzir sua horta orgânica. E claro, como fazer a sua horta orgânica de forma prática, acompanhando a implementação de uma horta orgânica suspensa dentro de um apartamento e dessa forma conseguir superar os obstáculos que te impedem de viver o sonho de ter uma horta orgânica, seja pela falta de dinheiro ou tempo, ataque de pragas, doenças e ervas daninhas, dentre outras dificuldades que podem ser superadas por meio do uso correto do conhecimento adequado.

semana da horta orgânica da imgrower - como fazer uma horta orgânica

Thiago Campos

Thiago Tadeu Campos nasceu em 1983, em Cuiabá MT. Desde criança se interessava pela natureza e tudo que vinha dela, em especial, pelas hortaliças. Foi na Fazenda Gairoba de sua avó que criou gosto pela agricultura. Todo ano, durante 15 anos de sua vida, visitava a avó na Fazenda e foi lá onde plantou sua primeira hortaliça orgânica. O tempo passou e o Thiago decidiu estudar agronomia. Durante a graduação se apaixonou pelo mundo do Orgânico. Sua grande missão era, desde aquela época, deixar um legado para seus filhos e netos: um Brasil com mais saúde e com mais Alimentos Orgânicos.